Curiosidades

Broca

Hábitos

Os insetos da família Anobiidae, Lyctidae e Cerambycidae são as principais brocas que atacam a madeira seca. As brocas são pequenos besouros escuros, com 5 milímetros de comprimento. Não são insetos sociais, agindo isoladamente. Porém, isso não impede que várias brocas ocupem o mesmo local.

O ataque por brocas é menos perigoso que o do cupim e se inicia quando a fêmea adulta deposita seus ovos na madeira. Desses ovos, eclodem as larvas, que irão se alimentar do substrato até atingirem o estágio de pupa e adulto. Os adultos perfuram a madeira e saem para o meio externo, onde se acasalam, reiniciando o ciclo. Por causa dessa perfuração da madeira é que percebemos a presença de resíduos de pó (geralmente com textura fina).

Medidas preventivas

Algumas medidas preventivas são muito importantes para evitar a infestação por cupim de madeira seca e por brocas.

  • Usar madeiras naturalmente inatacáveis por cupins, como: peroba do campo, peroba rosa, jacarandá, pau ferro, braúna, gonçalo alves, sucupira, copaíba, orelha de moça, roxinho e maçaranduba.
  • Colocar malhas de 1,6 mm em portas e janelas, para evitar a entrada de cupins durante as revoadas.
  • Evitar estocagem inadequada de madeiras e seus derivados, principalmente em locais úmidos.
  • Vistoriar periodicamente rodapés, forros, armários e outras estruturas de madeira, a fim de detectar qualquer infestação, através da presença de resíduos de pó, orifícios na superfície da madeira ou presença de asas dos cupins.
  • Sempre que possível, usar estantes metálicas em bibliotecas e arquivos.
  • Retirar e destruir madeiras infestadas, queimando-as em locais adequados.

obs.: Tanto no controle do cupim de madeira seca como da broca, devemos injetar o inseticida em todos os orifícios infestados (fazer furos se necessário) e tratar a parte interna do móvel. Também é importante fazer o tratamento preventivo, com o intuito de proteger as peças.